nota: entre os autores contam-se nomes como José Saramago, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, António Lobo Antunes, Rita Ferro, Fernando Pinto do Amaral e Miguel Torga.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
terça-feira, 6 de julho de 2010
domingo, 4 de julho de 2010
Inovações como o iPad podem ajudar a aumentar o efeito de estufa
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Miranda do Corvo: Burro carregado de livros vai assinalar Dia das Bibliotecas
Literatura: Afonso Cruz vence Grande Prémio do Conto
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Aberto concurso para o Prémio Literário Casino da Póvoa
Livros: Bertrand e Círculo de Leitores integrados formalmente no Grupo Porto Editora
Editores de manuais escolares aguardam orientações do Governo sobre a aplicação do novo Acordo Ortográfico
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Tecnologia ameaça livros, diz Tom Stoppard
Viana: 28 livreiros e 123 editoras na 30ª edição da Feira do Livro
Sociedade Portuguesa de Ovnilogia lança colecção
quarta-feira, 23 de junho de 2010
The danger of a single story: Chimamanda Adichie
video talk aqui.
Mercado de transferências
terça-feira, 22 de junho de 2010
Cavalo de Ferro com Tolstoi e Rulfo
domingo, 20 de junho de 2010
Porto: Feira do Livro de 2010 teve mais 50 mil visitantes
sexta-feira, 18 de junho de 2010
Morreu José Saramago
Ainda a este propósito, faço referência à edição da correspondência entre José Rodrigues Miguéis e José Saramago - organizada por José Albino Pereira e publicada em finais de Maio pela Caminho - durante o período em que o Nobel foi director literário da Estúdios Cor, que publicou a obra completa do escritor exilado nos EUA desde 1935.
ISTO NÃO FICA ASSIM!
Dêem uma vista de olhos.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Estudos pessoanos e uma ode do poeta em italiano
sábado, 12 de junho de 2010
biblioteca fragmentária sem chuva - São Paulo, BR
Biblioteca Nacional fecha para obras
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Há um grande mercado para a literatura em Português...
Alexandra Prado Coelho in Público, 10 VI 10
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Prémio Príncipe das Astúrias de Letras para Amin Maalouf
in Público, 9 VI 10
quinta-feira, 3 de junho de 2010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Editoras brasileiras criam plataforma para livros digitais
02.06.10
(ver o resto no Público)
quinta-feira, 27 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Índice dos capítulos
sábado, 22 de maio de 2010
AAAARG.ORG - arquivo de textos
O acesso ao site é grátis, porém é necessário efectuar um rápido registo.
(Esta imagem é um mapa do índice deste arquivo organizado visualmente. Foi desenhado por um utilizador do site - John.)
+info 1 ("Small is Beautiful: a discussion with AAAARG architect Sean Dockray")
+info 2 ("Scanners, collectors and aggregators. On the ‘underground movement’ of (pirated) theory text sharing")
sexta-feira, 21 de maio de 2010
quarta-feira, 12 de maio de 2010
no menu da próxima aula...
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Joaquim Vital (1948 -2010)
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Google lança "Google Editions"
terça-feira, 4 de maio de 2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Saudades do tempo em que um livro não era um artigo
domingo, 2 de maio de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Feira do Livro testa concorrência entre Leya e Porto Editora
A Feira do Livro de Lisboa arranca hoje com 236 pavilhões, incluindo 16 diferenciados do grupo Leya e igual número de 'stands' da Porto Editora - os dois colossos do país. O aumento do número de expositores este ano leva Paulo Teixeira Pinto, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), a garantir que há um crescimento do mercado livreiro em Portugal na ordem dos 5% a 7%.
As principais novidades da presente edição que termina a 16 de Maio são o prolongamento horário até às 23h30, uma 'happyhour' com descontos de 50% na última hora da Feira de segunda a quinta-feira, e mais animação cultural destinada a preencher sobretudo os finais de dia.
"Acredito que as vendas este ano podem subir, porque a Feira vai ter mais horas e estará aberta entre as 12h30 e as 23h30. Ao contrário de anos anteriores em que fechava às 20h00", diz José Meneses, director de comunicação da Leya.
Por seu lado, Manuel Valente, director editorial da Porto Editora coloca o enfoque das boas expectativas para esta Feira do Livro no reforço de 'stands' e na melhoria da imagem: "A nossa expectativa é boa, porque temos uma presença reforçada este ano, com mais 'stands': passámos de 12 para 16. E fizemos um reforço com três palcos para animação cultural e sessões de autógrafos.
A Leya vai ter nesta Feira do Livro a visita de 150 autores, com especial relevo para alguns já neste fim-de-semana, como Alice Vieira, António Lobo Antunes, Daniel Sampaio, Gonçalo Tavares, Inês Pedrosa, Tiago Rebelo, Henrique Monteiro, Judite de Sousa, Júlio Isidro ou Margarida Rebelo Pinto. E reclama um crescimento das vendas de 20% no ano passado face a 2008. "Sendo que a Feira de 2009 teve menos dias e menos horas que a de 2008", sublinha José Meneses.
No espaço da Porto Editora, Manuel Valente congratula-se com o facto de ter já neste fimde-semana escritores estrangeiros de renome como Luis Sepúlveda, Ricardo Menéndez Salmón ou Paul Hoffman, "todos com livros com muito bons resultados". "Já somos um grupo maior do que o grupo Leya e temos uma facturação anual de 92 milhões de euros, que foi o resultado consolidado em 2009", acrescenta Valente para testemunhar a diferenciação face ao outro gigante da edição livreira em Portugal.
Novidades e imagem
"A nossa expectativa é boa, tendo em conta que já amadurecemos o formato, vamos ter pavilhões abertos e as pessoas já se habituaram à nossa Praça Leya, em que privilegiamos o contacto directo. Além disso, tendo em conta os anos anteriores, temos razões para estar optimistas. E esperamse boas condições climatéricas, portanto também uma boa participação e boas vendas", diz José Mendes.
O responsável do grupo Leya destaca ainda a apresentação, hoje pelas 18h00, do livro de Aura Miguel, "As Razões de Bento XVI", que será apresentado por Marcelo Rebelo de Sousa. E novidades como as sessões de autógrafos com Manuel Alegre e Pepetela a realizar amanhã. Mas também as "Noites de Poesia", às sextas-feiras, um "Karaoke de Leitura" , em que os visitantes poderão ler, enquadrados por um orientador literário, e actividades infantis de animação e oficinas de artes plásticas.
"Teremos dezenas de lançamentos de livros de autoajuda nas áreas de finanças pessoais, culinária, etiqueta, etc.", acrescenta José Mendes.
A Porto Editora fez um 'rebranding' da marca e alterações no logótipo, na sequência de um estudo. Mas garante, nas palavras de Manuel Valente, que "isso não significa uma aproximação à Leya". "Todos os estudos de opinião que fizemos nos davam como a editora mais profissional e mais séria e credível. Mas também como a mais conservadora e, por isso, quisemos modernizar o logo e adoptar o azul como cor base [a Leya usa o encarnado]. Por isso, promovemos este 'rebranding' juntamente com a campanha na televisão e outra iniciativas", acrescenta.
Valente destaca ainda dois outros aspectos: o de terem criado um corredor e uma praça própria da Porto Editora - "que dá uma individualidade muito forte" - e o da presença nesta Feira de edições de autores portugueses relevantes, como Francisco José Viegas, a falecida Rosa Lobato Faria ou João Pedro Marques.
Miguel Costa Nunes
in Diário económico
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Nem só de livros vive o programa da feira
Como já é hábito, a Feira do Livro complementa a sua oferta cultural com uma série de conferências, leituras de textos, apresentações e sessões de autógrafos que decorrerão ao longo dos 18 dias do evento, em diversos locais do recinto da feira, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.
Para além dos concertos e espaços infantis, decorrerão os debates República e Monarquia (amanhã), Hábitos de Leitura (dia 30 de Abril), Os Melhores Livros do Ano (no 1.º de Maio) e Livros Infantis (dia 2). Estas tertúlias serão às 18.30 na quinta, sexta-feira e sábado, e às 17.30 ao domingo. Maria João Costa, José Mário Silva e Luís Caetano asseguram a moderação d as sessões.
Quanto a apresentações, estão para já agendadas as das obras Angelina Vidal - Escritora, jornalista, republicana, revolucionária e socialista, de Mário de Campos Vidal, Portugal e o Quinto Império por Cumprir, de Rui Fonseca, e o lançamento de Monstro, de Catarina Araújo, com a presença de Ana Maria Pereirinha, quese realizará às 16.00 no dia 2 de Maio.
Na sexta-feira, às 18.00, na Praça Amarela da Feira do Livro, a Artistas Unidos levará a cabo uma leitura de textos sobre livros de Jorge Luís Borges, Carlos Drummond de Andrade e Fernando de la Flor.
A Artistas Unidos continua no dia seguinte com a leitura de excertos do último romance de Hélia Correia, que contará com a presença da autora. A isto seguir-se-á a leitura de Desflorar da Flor de Sal, livro de poemas de Carlos Amaral.
No dia 2, decorrerá a leitura de Eu e o Povo, de Mutimati Barnabé João e João Grabato Dias, levada a cabo pelo actor e encenador Fernando Mora Ramos, do Teatro da Rainha.
Como se depreende pela recorrência do século XX português enquanto temática para estes eventos, a Feira do Livro participa nas comemorações do Centenário da República. Para evidenciar isto mesmo, esta mostra realiza uma exposição dedicada às comemorações, que se inaugurará na sexta-feira e decorrerá ao longo do evento, no Auditório APEL.
(in DN)
sábado, 24 de abril de 2010
Vem aí uma verdadeira revolução cultural no mundo dos livros - Artes - DN
E, em bónus, "Answer our prayers" (http://www.youtube.com/watch?v=9lBAYc3Rx6c).
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Vem aí uma verdadeira revolução cultural no mundo dos livros
quinta-feira, 22 de abril de 2010
sobre a destruição de livros
por Isabel Coutinho
Público
e
Medidas de combate à destruição de livros
Comunicado enviado pelo Ministério da Cultura
via Blogtailors
publicidade institucional
quarta-feira, 21 de abril de 2010
«Tempo de gaveta» - Genial!
terça-feira, 20 de abril de 2010
sábado, 17 de abril de 2010
Distribuição de serviço projecto edição
Carlos Serra[Alexandra]: Edição e revisão de originais portugueses
Kao Klazauckas[Inês]: Pós-produção do livro
Rita Ribeiro[Gina]:Leitor e segmentação do mercado
Maria João [João]:Comunicação do livro
João Tibério [Maria João]:Direitos internacionais
Ana Reis [Ana S.]:Layout e paginação
David Sameiro [Hugo]:Gestão de catálogo
Hugo Vicente [David]:Marketing do livro
Alexandra Antunes [Renata]:Edição de autor e Print-on-demand
Renata Catambas [ ]: Distribuição/colocação (*)
Gina Rafael [Rita]:Direitos de autor
Ana Simões [Ana R.]:Preparação e revisão de originais estrangeiros
Inês Calvo [Kao]:Estratégias editoriais
* E livro eletrónico? Distribuição...
Observação: o estado da arte, questões fundamentais, pontos definidos. E, se possível, algo mais: propostas criativas...
quinta-feira, 15 de abril de 2010
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Aby Warburg: Mnemosyne-Atlas
Mnemosyne-Atlas, um projecto de Aby Warburg
a decorrer nos dias 15 (amanhã) e 16 de Abril 2010 na Universidade Católica:
Colóquio Internacional e Transdisciplinar: Aby M. Warburg - Qual o tempo e o movimento de uma elipse?
algumas intervenções que poderão abordar o Mnemosyne-Atlas:
15.04 / 15h - CRISTINA BRANCO
A teoria das proporções no Bilderatlas Mnemosyne de Aby Warburg
16.04 / 10h30 - PETER HANENBERG
Warburg and Jolles. The art of viewing and the art of reading
16.04 / 16h30 - GEORGES DIDI-HUBERMAN
Lire ce qui n’a jamais été écrit
encontros sobre edição independente e self-publishing
(workshops, lectures and more than 100 independent magazines)
16,17 e 18 de Abril 2010 / Arnhem, Holanda
"O.K. Festival is the first event in the Netherlands that offers a survey of independent magazines from all over the world. Under the title 'Welcome Magazines' O.K. Festival presents the energy and the visual explosion of strange, beautiful and original magazines".
--
POINTS DE VUE: formes de l´édition contemporaine
7 e 8 de Maio 2010 / Lyon, França
"POINTS DE VUE se propose de rendre compte de pratiques contemporaines qui interrogent et redéfinissent l'habituelle distribution des fonctions et des rôles au sein du processus éditorial".
alguns convidados: Castillo Corrales / Section 7 Books / Paraguay Press; Four Corners Books; Motto; Roma; +
serviço de produção print-on-demand e distribuição on-line
"LULU.COM lets you publish and sell print-on-demand books and e-books, online music and images, custom calendars and books. Free self-publishing".
ps - Não recebo comissão pela publicidade, mas já utilizei este serviço e funcionou muito bem.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Primeira edição de "O Livro da Selva"
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Lançamento do livro Falar é Fácil
sábado, 10 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Guia "Boa Cama Boa Mesa" esgotou
quinta-feira, 8 de abril de 2010
SAMIZDAT - sessão aberta
Irá realizar-se no dia 12 Abril pelas 20h30 na FBAUL uma sessão aberta com apresentação das publicações individuais e breve exposição do processo e conteúdos gerados durante o workshop.
+
via Blogtailors
nota: Tudo aponta para que esta seja uma das grandes notícias do dia. Portanto, é de louvar o esforço de manter uma das poucas revistas literárias e sobre o mundo da edição em Portugal.
Encontro com Hélia Correia e o seu novo livro "Adoecer "
HÉLIA CORREIA
SESSÃO 13 Abril 17h30 Auditório BNP Entrada livre
Dando continuidade ao programa Encontro com…, organizado pela Biblioteca Nacional de Portugal e pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, a edição do primeiro trimestre de 2010 centra-se na personalidade , na obra de Hélia Correia e no seu novo livro - Adoecer. A sessão conta com a presença da escritora e com as intervenções de Ernesto Rodrigues e de Isabel Fernandes.
Lançamento do novo livro de Filomena Marona Beja «Bute daí, Zé»
quarta-feira, 7 de abril de 2010
actividade: "Traducción, interpretación y mercado: medidas prácticas para momentos difíciles"
terça-feira, 6 de abril de 2010
segunda-feira, 5 de abril de 2010
sexta-feira, 2 de abril de 2010
a vez dos zombies
continua (link) no jornal i
«Dia Mundial do Livro Infantil assinala-se hoje»
quarta-feira, 31 de março de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
Artists' Pub
"Artists' Pub" is an internet portal for artists' publications, designed to be a central platform facilitating contact and collaboration throughout Europe among all those engaged in the field of artists' publications.
You will find the following services and offers on Artists' Pub:
- the opportunity to advertise exhibitions, events and new publications free of charge
- presentations of the inventories and activities of collections, archives, galleries and dealers engaged in the area of artists' publications
- a comprehensive text on the broad spectrum of artists' publications
- a forum for the exchange and networking of experts in the field
- news and newsletter
- links to online databases
- Internet addresses of relevant collections, archives, galleries and dealers
This project is being realized on a cooperative basis by:
Research Centre for Artists' Publications in the Weserburg | Museum of Modern Art, Bremen / Dr. Anne Thurmann-Jajes
MGLC – International Centre of Graphic Arts, Ljubljana / Lilijana Stepanĉiĉ
CNEAI – Centre National de l'Edition et l'Art Imprimé, Chatou / Sylvie Boulanger
This project has been funded with support from the European Commission.
PA/PER VIEW: Art Book Fair - Bruxelas, BE
literatura japonesa
www.bungakuuu.blogspot.com
Haiku, um Caminho para a Natureza
17 e 24 Abril
HAIKU, UM CAMINHO PARA A NATUREZA
Coordenadora: Leonilda Alfarrobinha
Horário: 10.00-12.00 - Museu do Oriente
O haiku é um dos mais notáveis géneros poéticos da literatura universal e aquele que apresenta a forma de expressão mais breve e concisa.
É constituído por dezassete sílabas distribuídas por três segmentos métricos de cinco, sete e cinco sílabas. A linguagem utilizada é simples e despretensiosa, mas o pequeno poema é rico de sugestões e, muitas vezes, transmite inesperadamente uma dimensão cósmica.
Os temas dominantes estão relacionados com os aspectos e as mudanças que se observam na Natureza. O haiku nasce de um acontecimento vivenciado, surge a partir de um momento concreto que impressionou os sentidos e o espírito do poeta. Como num flash, o poeta tenta captar a essência desse acontecimento.
Matsuo Bashô (1644-1694) foi o grande Mestre que conferiu elevação e dignidade literária a este género poético, tornando-o numa forma de expressão poética ao mesmo tempo simples e requintada. Ele ensinou-nos a observar e a sentir a Natureza de um modo muito especial. Podemos dizer que, em muitos dos seus poemas, nos ensina a respirar em uníssono com a Natureza.
O haiku é praticado, actualmente, por milhões de pessoas no Japão e por muitas outras em vários países do Mundo. Todos os anos, há concursos com grande número de participantes. Não é apenas um poema. Pode ser um verdadeiro estilo de vida, um modo de estar no mundo, uma maneira de olhar e de sentir o que acontece à nossa volta. É o contacto com a energia que nos aproxima da harmonia universal.
Em colaboração com a Associação e Amizade Portugal-Japão.
Mais informações sobre o curso e ficha de inscrição aqui:http://www.museudooriente.pt/1000/haiku--um-caminho-para-a-natureza.htm
Trabalho final
Na verdade eu gostaria de trabalhar "Comunicação com a imprensa", pois já estagiei numa acessoria e acho que poderia ajudar.
segunda-feira, 29 de março de 2010
TRABALHO FINAL
domingo, 28 de março de 2010
sábado, 27 de março de 2010
"Crepúsculo" chega à banda desenhada
quarta-feira, 24 de março de 2010
Mia Couto "obriga" os seus tradutores a serem "eles próprios poetas"
domingo, 21 de março de 2010
MOTTO DISTRIBUTION
Empresa suiça especializada em distribuição internacional de revistas e fanzines (pequenas tiragens, edições de artista, etc.). A funcionar desde 2007, abriu a sua primeira loja permanente no final de 2008 em Berlim.
destaque:
A Economia do Artista
ed. Braço de Ferro
pt/eng
2010
sábado, 20 de março de 2010
sexta-feira, 19 de março de 2010
quinta-feira, 18 de março de 2010
COLABORAÇÕES: revista GAGARIN + museu S.M.A.K.
Para celebrar o acordo (e também os 20 números (desde 2000) da GAGARIN) foram organizadas 2 actividades:
A exposição GAGARIN the artists in their own words: The First Decade (na qual foram apresentados todos os escritos de artistas publicados até hoje na GAGARIN, assim como algumas obras desses mesmos artistas pertencentes à coleção do S.M.A.K.) e o evento S.M.A.K. going GAGA.
Toda a obra da revista GAGARIN foi recentemente comprada pelo museu Guggenheim, museu MoMA, biblioteca Thomas J. Watson do Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque e pela Fundação Getty de Los Angeles.
- Serão as coleções de museus de arte o futuro das revistas/publicações (supostamente) independentes?
- Que sustentabilidade financeira para projectos editoriais de nicho a longo prazo?
quarta-feira, 17 de março de 2010
Editora convidada: Ana Pereirinha
terça-feira, 16 de março de 2010
segunda-feira, 15 de março de 2010
domingo, 14 de março de 2010
sexta-feira, 12 de março de 2010
Carta da Revista Os Meus Livros
Babel aposta no mercado do livro digital
quinta-feira, 11 de março de 2010
Inauguração da nova livraria Assírio & Alvim
quarta-feira, 10 de março de 2010
Para além deste, é possível encontrar no site outros artigos de McCrum sobre livros, autores, editores. Será interessante pesquisar.
(encontrado via Blogtailors)
terça-feira, 9 de março de 2010
segunda-feira, 8 de março de 2010
Helena da Rocha Pereira recebe Prémio Vida Literária
O potro da Cavalo de Ferro
Every war needs a Champion
No PÚBLICO de anteontem, Luís Fernandes, da Universidade do Porto, ironizou sobre a transformação em pasta de papel, pelo grupo Leya, "de dezenas de milhares de livros de Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, Eduardo Lourenço e Vasco Graça Moura, publicados pela ASA".
Sempre quis comprar um dos livros destruídos: a antologia de poesia e prosa que Eugénio de Andrade fez e a ASA editou, com o nome maravilhoso e verdadeiro de Daqui houve nome Portugal. Era um livro bonito, grande, muito bem impresso e encadernado, sob a chancela da Oiro do Dia. Li-o na biblioteca de universidades inglesas mas, para vergonha minha (como já o tinha lido, num prenúncio dos malefícios da Internet), nunca o comprei; apesar de achar que, sendo caro, era barato para o que era. O papel era bom. A selecção era boa. Era um livro perfeito - e até hoje não o tenho.
Tenho ligações sentimentais ao grupo Leya (por causa d"O Independente) e ainda esta semana recebi uma proposta simpática e tentadora da Dom Quixote, que agora faz parte da Leya. Mas que posso fazer quando uma grande editora, recém-formada e sem qualquer tradição literária, transforma um livro que era caro de mais para eu comprar em pasta de papel? É de vomitar. Não podemos dar dinheiro a quem só pensa em dinheiro. José Saramago - mau escritor mas boa pessoa, na minha miserável opinião - foi enganado. Eugénio de Andrade e Jorge de Sena - um grande poeta e um génio - foram ultrajados.
Desejo sinceramente que a Leya se foda.
Miguel Esteves Cardoso