quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estudos pessoanos e uma ode do poeta em italiano

A obra "Studi su Fernando Pessoa", com 11 ensaios da autoria de alguns dos maiores conhecedores da obra do poeta, e a ode "Fernando Pessoa, Alla memoria del Presidente-Re Sidónio Pais" serão apresentadas a 23 de Junho em Lisboa.


Na Casa Fernando Pessoa, a sessão de lançamento dos dois livros, com início às 19:00, contará com a participação de vários especialistas na obra do poeta, como José Blanco, Ivo Castro, Alfredo Margarido, Fernando J.B. Martinho, Jerónimo Pizarro, Manuel Simões, Brunello Natalle De Cusatis (organizador do volume de ensaios) e Marco Bucaioni (das Edizioni dell'Urogallo).
Dos 11 estudos constantes nesta obra, oito tinham já sido publicados há quatro anos na revista "Letteratura -- Tradizione" e foram incluídos no "Speciale: Pessoa (1888-1935), unicità e molteplicità", também organizado por Brunello De Cusatis -- a forma que a revista escolheu para se juntar às homenagens feitas um pouco por todo o lado a Fernando Pessoa, nos 70 anos da sua morte.
Os autores, que se incluem entre "os maiores conhecedores de Pessoa do mundo", como sublinha o coordenador da edição, trabalham em vários centros de pesquisa de diferentes países, desde a "Equipa Pessoa" de Lisboa a diversas universidades portuguesas e italianas, mas também brasileiras e norte-americanas.
O segundo livro apresentado na mesma ocasião, o volume intitulado "Fernando Pessoa, Alla memoria del Presidente-Re Sidónio Pais, é descrito por Brunello De Cusatis como "uma ode exemplar de toda a produção poética mítica-esotérica" de Pessoa.

Notícia retirada daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário