A Biblioteca Nacional (BNP) irá encerrar o serviço de leitura pública a partir de Novembro e durante nove meses devido às obras de remodelação e alargamento do edifício, no Campo Grande, em Lisboa.
A instituição suspende parte dos seus serviços, nomeadamente a sala de leitura pública, devido às obras de construção da nova torre, iniciadas em Março de 2009, bem como devido à "higienização total dos espaços e a recolocação das colecções nas estantes", indica uma nota divulgada.
Durante os trabalhos será feito o "empacotamento e movimentação de mais de 1200 toneladas de material bibliográfico". Serão intervencionados "profundamente" os 12 500 metros quadrados da actual torre que deve ficar totalmente desocupada, o que obriga ao empacotamento e deslocação de todos os acervos de Leitura Geral e de Reservados, o que corresponde a mais de 3,5 milhões de espécies e cerca de 50 quilómetros lineares de prateleiras.
De 1 de Outubro a 15 de Novembro será parcialmente suspenso o serviço de leitura pública, "pois começa a empacotar-se as obras menos consultados", disse. A partir de 15 de Novembro e até 31 de Agosto de 2011, a sala de Leitura Pública estará encerrada, prevendo-se a reabertura em Setembro.
As obras permitirão aumentar a capacidade, já esgotada, de armazenamento do acervo documental. A cada piso foram acrescentados 33 metros de comprimento e adicionados dois pisos subterrâneos destinados a uma casa forte, até aqui inexistente, e instalações técnicas, bem como uma nova sala de leitura, no piso térreo. Durante o período de encerramento da Sala de Leitura Geral, o Serviço de Referência da BNP, que continuará aberto, irá manter a leitura de microfilmes.
Sem comentários:
Enviar um comentário