sábado, 19 de dezembro de 2009

Sumário da aula 9 (14/12)

1. Tópicos vários.

1.1. Requisitos para profissionalismo: sensibilidade, trabalho constante e gratuito, talento.
Exemplo: CR9, profissional precoce e "mutante"(características físicas híbridas a nível futebolístico).

1.2. Questão do 5 de Dezembro.
Entre dia 5 e 24 de Dezembro há 15 dias úteis e as livrarias já estão cheias. As revistas literárias fecham edições de natal em Novembro. Um livro publicado nesse espaço de tempo fica sem embalo comercial. Em consequência o editor revela, expõe a sua estratégia, pontos fracos e eventualmente até trunfos aos seus concorrentes sem compensações económicas. -
"Que os seus planos sejam tão escuros e impenetráveis quanto a noite, e quando se ataque seja como um raio", Sun Tzu em Arte da Guerra

1.3. "Um projecto de trabalho existe entre a realidade e o sonho."
Rui Zink
Conversa sobre projectos de trabalho de semestre. Propostas, hipóteses, requisitos e prazo de entrega.
.Requisitos: 5 - 10 páginas.
.Obrigatório: Interessar ao Professor! Índice bem dividido.
.Hipóteses:
- ensaio sobre uma questão teórica do meio.
- construção de um projecto editorial com catálogo incluído.
- desenvolver dois pontos do programa.
.Prazos de entrega: 25 de Janeiro juntamente com um relatório de lançamento (1/2 páginas)

1.4. O poeta sociólogo Pierre Bourdieu sustenta existir um sistema económico na edição de poesia.
No mundo da edição está instalado um sistema de alianças, um sistema humano equivalente à economia mundo, igualmente corrupto, parecido com um sistema político. Existem também "sistemas oficiais", revistas literárias com hierarquias bem definidas onde se estabelecem relações de espaços ocupados pelos vários editores. Uma editora para ser bem sucedida tem de encontrar o seu nicho nestes sistemas, espaços não explorados no mundo da literatura (ex. editora Cavalo de Ferro). O catálogo é assim o maior cartão de visita de uma editora, como empresa, é um portfolio que poderá, ou não, permitir a concretização dos negócios pretendidos.
A poesia é um espaço mais mafioso que o da ficção, o que gera aliança de poetas - a figura de um poeta dentro desse meio (sistema), é o que mais interessa já que muito pouco dinheiro se move pela venda.

.Circulação de catálogos de editoras pelos alunos - interesse a nível de estética, design e formatação (apresentação).



2. Ponto 6

2.1. Edições de autor são tentadoras mas geralmente infrutíferas, pouco eficazes. Foram desprestigiadas a partir de Miguel Torga que obteve grande sucesso.

2.2. "O importante não é editar, é fazer entrar o livro num circuito de importância simbólico", Rui Zink
Prémios prestigiados asseguram vendas e lucro mas não têm valor monetário efectivo.
"O Brasil vai ganhar um Prémio Nobel nos próximos 5 anos pois vai receber os jogos Olímpicos",
Rui Zink - Relação da literatura com sistemas económicos mundiais, apesar dos critérios se alterarem com o passar do tempo.

2.3. Relação comercial entre vendedores e mercadoria: como há mais mercadoria os vendedores cobram as editoras pelo "espaço" de exposição (compra-se aquilo que se vê).

2.4. "Racismo" na avaliação de livros começa na divisão em tipos superficiais sem uma avaliação atenta, cuidada das diferenças ou semelhanças tanto na sua génese como na sua totalidade - existe como que um "truque do ilusionismo na edição, ao se olhar para um ponto já não se olha para outro (vários materiais como instrumento, suportes auditivos, etc.).

2.5. Importância de lançamentos a nível de "engate" entre autor e editora - questão do "Cavalo de Tróia" como quem edita e se auto-insere em antologias supostamente criteriosas.


3. Termos de edição.

Follow Up: confirmar que a notícia passou - função desempenhada por um anotador - trabalho de anotação.

Sales Pitch
:
sabedoria, informação e sentido de oportunidade necessários na escolha do momento certo para "empurrar" uma proposta de publicação ou edição e levá-la a bom porto. - "(...) aquele que não se conhece a si mesmo nem ao inimigo será derrotado em todas as batalhas", Sun Tzu em Arte da Guerra

D.S.

1 comentário:

  1. David, o follow up não é apenas "confirmar que a notícia passou" mas que a informação passou. Que o nosso interlocutor escutou/executou a nossa comunicação. Ou seja, verificar, se o trabalho foi feito. Gostei das citações de Mao Zedong e do toque de introduzir palavras de Sun Tzu não referidas em aula.

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