segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Checklist Que sais je?

Maria João Machado
[_] Aprendi quais são as diferentes etapas pelas quais um livro passa até chegar às livrarias?
[_] Sei reconhecer quais são alguns dos mercados do livro mais poderosos na Europa?
[_] Sei quais são os principais eventos e feiras da actualidade para um editor português?
[_] Aprendi a ver uma livraria?
[_] Sei reconhecer as diferenças entre uma pequena e uma grande livraria?
João Tibério
[_] Tenho conhecimento dos melhores e piores períodos para fazer o lançamento de uma nova obra?
[_] Um autor pode publicar vários livros por ano e ter sucesso?
[_] Um editor pode manter o seu look qualquer que seja o evento a que se desloque, ou deve adaptar-se?
[_] As editoras portuguesas não estão minimamente preparadas para o crescimento exponencial das vendas dos e-books?
[_] A bipolarização do sector editorial em Portugal vai eliminar as editoras mais pequenas e mais alternativas?
Alexandra Antunes
[_] Sei onde pára o livro? (6.3. do programa)
[_] Distinguir entre edição amadora e profissional?
[_] Sei o que implica editar um livro de actas?
[_] O que são exactamente os prós e os contras do editing (4.1 do programa)?
[_] Conheço estudos de caso sobre editores exemplares (no bom ou no mau sentido), como nomeadamente Luiz Pacheco, Hermínio Monteiro, Nelson de Matos ou Vítor Silva Tavares?
Kao Kazlauckas
[_] Acabo de abrir uma editora, quero editar alguns autores “clássicos” (ex: Lewis Caroll). Sei como funcionam os direitos autorais nesse caso? A quem recorrer?
[_] Num momento em que o mercado editorial se opõe a correr riscos financeiros, como formular uma estratégia para novas apostas (jovens autores)?
Rita Ribeiro
[_] Aprendi quais as principais características de uma grande editora e de uma editora de pequenas dimensões?
[_] Aprendi qual a importância do catálogo para uma editora?
[_] Aprendi quais as fases de produção a que está submetido um livro?
[_] Sei enumerar as características (diferentes e/ ou semelhantes) entre o trabalho editorial das publicações periódicas e o da publicação de livros?
[_] Aprendi em que consiste o trabalho de editing?
[_] Sei qual a diferença entre o Publisher e o Editor? Consigo caracterizar um e outro?
[_] Compreendi qual o papel do revisor, do designer, do paginador, do marketeer, do coordenador editorial?
[_] Aprendi quais as diferenças entre a edição de livros técnicos e a edição de outro tipo de livros (de ficção, por exemplo)?
[_] Sei dizer quais as particularidades de uma edição crítica?
[_] Aprendi qual a importância da parte gráfica do livro?
[_] Compreendi qual o papel dos lançamentos/ apresentações de livros?
Carlos Serra
[_] Até onde pode e deve ir a revisão do original – relativamente a gralhas, erros sintácticos e/ou ortográficos e, consequentemente, onde é que se inicia o momento em que o revisor interfere com o texto revisto e, sem se aperceber, acrescenta coisas suas?
Carla Castela
[_]Sei que as editoras têm um calendário predefinido, um planeamento anual?
[_] Sei que, também nesta área, se deve ter em conta a noção (janela) de oportunidade?
[_] Compreendo como são estipulados os valores para cada área da produção do livro, das percentagens acordadas com as livrarias e afins, e como no fim se pode ter um saldo positivo? (Estou a pensar na compra dos direitos, na tradução, revisão, enfim nos vários passos para criar o objecto, depois nos descontos acordados com as livrarias, nos custos de entrega e levantamento das devoluções, isto quando não se é parte de Leya, Sodilivros…
[_] …no fim de pagar a todos há viabilidade económica para continuar?
[_] Sei que um catálogo deve obedecer a uma linha, a uma coerência? Ou devo ter presente que é igualmente válido pensar no conceito de custo de oportunidade aplicado ao sector dos livros?
Mariana Miranda
[_] Quais as assessorias de imprensa portuguesas especializadas no ramo editorial?
[_] Por que tantos autores fundam a própria editora para viabilizar suas publicações? Há uma real redução de custos ou é uma questão de liberdade editorial?
[_] Quais os custos médios para a produção, distribuição e aluguel de espaço para materiais de publicidade no ponto de venda?
[_] Por que alguns blogs que tornaram-se livros possuem público consumidor, se os textos continuam disponíveis na Internet? (ex.: O Caderno de Saramago). Este é um mercado promissor?
[_] Há prazo para a indústria literária se adequar ao Acordo Ortográfico?
Inês Calvo
[_] Reconheço a diferença entre o trabalho de editor e editing?
[_] Sei quais são os parâmetros a analisar antes de decidir o valor de uma tiragem?
[_] Sei o que é uma edição crítica?
David Sameiro
[_] Consigo delimitar o espaço que, a nível editorial, a literatura ocupa no ramo comercial?
[_] Sou capaz de identificar os vários tipos de sistemas humanos que existem no mundo da edição?
[_] Sei porque Cavaco Silva não poderia vingar como editor?
Gina Rafael
Direito de autor em Portugal- noções e directrizes.
[_] ISBN - ISSN - o que é? Para que serve?
[_] Ficha técnica de um livro, de uma revista /jornal, há regras?
Outras questões
[_] Sei definir um livro?
[_] Definir uma editora?
[_] Distinguir o valor (e a realidade) do objecto para os diferentes agentes?
[_] Distinguir e identificar os parceiros do livro fora da editora?
[_] Que os únicos amadores são/eram o leitor e o autor?
[_] Identificar etapas e actores nas diferentes fases dum livro?
[_] Calcular o preço de capa?
[_] Fazer o depósito legal?
[_] Fazer um contrato?
[_] Conceber o paratexto de um livro?
[_] Conceber um Kit de Imprensa?
[_] Identificar os diferentes actores na produção do livro?
[_] Conceber o organigrama de uma editora virtual?
[_] Conceber o trabalho de pós-produção dum livro?
[_] Identificar um catálogo?
[_] Identificar uma boa parte dos modos de divulgação e promoção do livro?
[_] Distinguir entre editor-director e editor-executivo?
[_] Projectar a vida dum dado livro desde a edição ao fim do contrato?
[_] Quais as características gerais dum contrato de edição?
[_] Distinguir um livro bem editado de um mal editado?
[_] Quem, na editora, decide em caso de conflito entre diferentes actores?
[_] Como se faz o acompanhamento de um livro?
[_] Distinguir entre pré-produção, produção e pós-produção?
[_] Pensar a edição?
[_] Onde e como se vende o livro?
[_] Identificar as principais dificuldades do mercado?
[_] Comunicar com os diferentes parceiros (agentes, editores estrangeiros, etc.)?
[_] Fazer o follow up?
[_] Conceber uma estratégia de comunicação?
[_] Consigo compreender o presente e adivinhar o futuro?
[_] Entendo a gestão do livro durante o período de contrato?
[_] Sei identificar as tendências do mercado?
[_] Encontrar um equilíbrio entre a lógica mercantil e a dimensão cultural?
[_] Pensar os problemas de um texto a fim de o tornar publicável?

Sem comentários:

Enviar um comentário