quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nem só de livros vive o programa da feira

Como já é hábito, a Feira do Livro complementa a sua oferta cultural com uma série de conferências, leituras de textos, apresentações e sessões de autógrafos que decorrerão ao longo dos 18 dias do evento, em diversos locais do recinto da feira, no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Para além dos concertos e espaços infantis, decorrerão os debates República e Monarquia (amanhã), Hábitos de Leitura (dia 30 de Abril), Os Melhores Livros do Ano (no 1.º de Maio) e Livros Infantis (dia 2). Estas tertúlias serão às 18.30 na quinta, sexta-feira e sábado, e às 17.30 ao domingo. Maria João Costa, José Mário Silva e Luís Caetano asseguram a moderação d as sessões.

Quanto a apresentações, estão para já agendadas as das obras Angelina Vidal - Escritora, jornalista, republicana, revolucionária e socialista, de Mário de Campos Vidal, Portugal e o Quinto Império por Cumprir, de Rui Fonseca, e o lançamento de Monstro, de Catarina Araújo, com a presença de Ana Maria Pereirinha, quese realizará às 16.00 no dia 2 de Maio.

Na sexta-feira, às 18.00, na Praça Amarela da Feira do Livro, a Artistas Unidos levará a cabo uma leitura de textos sobre livros de Jorge Luís Borges, Carlos Drummond de Andrade e Fernando de la Flor.

A Artistas Unidos continua no dia seguinte com a leitura de excertos do último romance de Hélia Correia, que contará com a presença da autora. A isto seguir-se-á a leitura de Desflorar da Flor de Sal, livro de poemas de Carlos Amaral.

No dia 2, decorrerá a leitura de Eu e o Povo, de Mutimati Barnabé João e João Grabato Dias, levada a cabo pelo actor e encenador Fernando Mora Ramos, do Teatro da Rainha.

Como se depreende pela recorrência do século XX português enquanto temática para estes eventos, a Feira do Livro participa nas comemorações do Centenário da República. Para evidenciar isto mesmo, esta mostra realiza uma exposição dedicada às comemorações, que se inaugurará na sexta-feira e decorrerá ao longo do evento, no Auditório APEL.


(in DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário