Aula 4 (2/11/09) – Sumário
1. «A natureza da edição»: apresentação de Gina Rafael
Apresentação de definições relativas aos conceitos de «edição», «editor», «livro», «cadeia do livro» e «imprensa», seguidas das características de uma publicação periódica. Primeiro jornal português: Gazeta de 1641 (nome pelo qual é conhecida, apesar do título original ser Gazeta Em Que Se Relatam As Novas Todas, Que Ouve Nesta Corte, E Que Vieram De Varias Partes No Mês De Novembro De 1641). Diário de Notícias, fundado em 1864 como modelo para os novos periódicos. Conceitos de «jornal» e «revista». Hierarquia editorial (exemplos do jornal Expresso e da revista Sábado).
2. Livro, jornal, revista – o que edissão
a) Grande desafio que se coloca às publicações periódicas: precisamente a periodicidade que obriga a timings rígidos e a uma estrutura bem montada e bem controlada.
b) Diferenças importantes entre publicações periódicas e livros: sistema editorial mais controlado, maior exposição durante períodos mais curtos (vida curta do jornal), maior vulnerabilidade à política e um circuito de venda com base no quiosque.
c) A importância do calendário e do bom planeamento na edição.
3. Coerência interna – a regra do jogo
A coerência interna nos projectos de uma Editora: ao nível do catálogo (colecções com sentido e «compatibilidade» entre autores) e ao nível do texto (opções gráficas, opções de revisão e de tradução, etc.). Alguns bons e maus exemplos (D. Quixote e Carolina Salgado, Asa e Mário, Bertrand e tradução de O Símbolo Perdido, de Dan Brown).
4. Ciência, arte, lotaria – racionalidade e irracionalidade
O editor enquanto técnico e enquanto artista: um bom editor tem um pouco de artista.
5. Ainda o «Pequeno grande editor»
A pluralidade de funções executada por um reduzido número de pessoas em comparação com as enormes estruturas das grandes Editoras e grupos editoriais.
Estratégias de sobrevivência para as pequenas e médias Editoras: marcar a diferença e conhecimento do mercado.
TPC
a) comprar um jornal e procurar perceber quais as partes do mesmo que são «pré-fabricadas»;
b) pensar em questões para colocar ao convidado da próxima aula.
Próxima aula – 9/11/2009
Conversa com Pierre Léglise-Costa, editor da Metailié (Paris).
A não esquecer:
Blog de Teoria da Edição: Tedi09.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário