terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sumário 5 (aula de dia 16. 11.09)

Sumário da aula de dia 16.11.09
por Ana Simões

1. Lançamento de um livro – quando tem sucesso?

Um lançamento é um acto público cujo objectivo é promover o livro em questão. Há uma série de factores que tem de ser tomados em consideração quando se pensa em promover um lançamento: deve ser adequado ao orçamento disponível, ao livro em questão ao autor, à filosofia da editora, aos media, ao número de convidados potenciais, etc. Há uma tentativa de interpretação do livro – espécie de coreografia que se adeqúe à natureza do livro. Ex: pessoas vestidas de vampiro e bebidas que se assemelham a sangue num lançamento de um livro sobre vampiros.

Dilema: Denunciaria um amigo à polícia política em tempo de ditadura? Não. (absoluto) – E se lhe apontassem uma arma à cabeça ou à de um familiar? É normal estarmos todos do lado do vencedor mas na realidade a vida é uma circunstância. Não se deve dar respostas absolutas porque a verdade é circunstancial. Como tudo, também o lançamento de um livro depende de circunstâncias.

2. Impressões sobre a aula anterior – Conversa com Pierre Léglise-Costa, editor da editora Métailié

Foi interessante ter uma perspectiva de quem está de fora – ter uma visão de como é o mundo editorial internacionalmente. Costa é um “editor à antiga”. Em relação ao ponto anterior a editora Métailié especializou-se em edições espanholas e portuguesas também devido às circunstâncias. Assim o que os editores fazem (como os artistas) é tentar adaptar-se às circunstâncias e tirar partido delas.

3. Dois títulos diferentes para o mesmo texto. Qual o motivo?

O livro da autoria de Martin Cruz Smith tem como titulo December 6 na 1ª edição (Nova Iorque) e na 2ª edição Tokyo Station (Londres). Isto deve-se ao facto de o título usado na 1ª edição referir uma data que apenas terá um significado especial nos Estados Unidos – ataque a Pearl Harbour. Por não ter uma associação imediata noutros países, ao ser editado num outro país, como no Reino Unido, é necessária a atribuição de um título que funcione internacionalmente.

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